quarta-feira, 10 de maio de 2017

INTERSTÍCIO.



Era incrível como aquilo não parecia o Pierre. Era outro, porém, o fator determinante de seu comportamento... O aborrecimento inicial dera lugar à outro estado dentro dele.  Sabia de cor as sensações. Não era a primeira vez que acontecia isso à Winner : há lhe sucedera o mesmo em algumas festas,  mas particularmente quando saía para jantar com alguém  que não lhe apetecia e a noite parecia prolongar-se infinitamente. Agora, no entanto, Winner parecia capaz de fingir-se desesperadamente cerimonioso por mais um bocado de tempo , antes de sentir que qualquer coisa tinha de fato estourado dentro dele e começado a escorrer para fora. 

''É pena não ter tempo livre agora, se não eu mesmo ia lá falar com o Jack. '' , disse Winner. ''Talvez eu assim pudesse convencê-lo melhor '' , winner dizia o que achava que agradaria o Sr. Green. 

''Se isso é sério '', disse o Sr Green '' Não sei se eu mesmo iria agora à Europa ''

''Não pensei isso ''.

''Jack costumava ouvir o que os amigos lhe diziam. SE voce conseguisse umas férias sria eu mesmo quem o contrataria para ir até lá falar com ele. Melhor do que eu ter que ir até lá. '' ,disse  Sr. Green.

''No momento, não tenho como conseguir licença do meu ''emprego '', disse Winner.

O coração de Winner pulou ligeiramente dentro do peito, e ele amarrou no rosto uma máscara pensativa.  Aquela era porém uma possibilidade. alguma coisa nele saltou repentinamente. Não era o coração. Antecipação ao fluxo dos próprios pensamentos.  Winner sabia que era assim que as faculdades indutivas voltavam. Emprego atual : NENHUM , pensou . De resto, sua estadia em NYC seria com prazo limitado. Mais cedo ou mais tarde teria que sair às pressas da cidade,  e aquele era o melhor álibi. 

''Talvez '', disse Winner para o Sr.Green , cuidadosamente, com a mesma expressão meditativa , como se precisamente naquele momento avaliasse bem e se libertasse da multidão de pequenas complicações que o prendiam e o impediam de dar um resposta afirmativa à Mr. Green. 

''   Se puder, terá tudo evidentemente por minha conta. Acha que consegue arranjar tempo livre, digamos, até o fim deste ano (?) '', perguntou Green.

Maio já ia pela metade. 

''Talvez possa '', disse Winner, e olhou o anel de sinete em ouro com relevo já um pouco gasto que brilhava no dedo mínimo de seu interlocutor. ''Talvez possa '' repetiu ''Agradaria-me imensamente voltar a ver o Jack , Julgo que tenho alguma influência sobre ele ''

''O fato de não serem tão íntimos pode ajudar. Se voce expuser com convicção sufiencte os motivos pelos quais ele deve regressar à América. '', Mr Green reclinou-se em sua cadeira , olhando Wnner com satisfação . ''O mais engraçado (continuou Green ) é que Jim e sua esposa foram a Mongibello no ano passado num cruzeiro. Jack prometeu-lhes alegremente que viria no inverno . O próximo inverno, ele disse. Já passou.. Jim tbm desistiu . Acho que voce pode conseguir o que ninguém mais aqui pode. Outro copo ?

''Oxalá '', disse Winner, sorrindo.

''Um brandy dos bons, certo ? '', disse Green.

K.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário