sexta-feira, 12 de maio de 2017
''Devo realmente compreender assim , Capitão ?''
''Devo realmente compreender assim , Capitão ?''
''Tome um uísque antes de ir para a cama. Verá que foi menos desagradável do que poderia ter sido ''.
''A propósito... depois que Mathieu econtrou Albertine com sua 'amiga'' chilena, senti subitamente que um homem que deseja de todo o coração fazer alguma coisa grandiosa, não saberá nunca , dessa maneira, se a deve fazer de fato ou ignorá-la. Pressenti que poderia ignorar tudo imediatamente, ou realizar-la com toda a intensidade. Uma idéia passageira ou uma proibição legal, de repente, não me diziam mais nada. '', disse Winner, prolixamente
''Agora há pouco, no corredor, encontrei um colega que me falou nos seguintes termos de Mr. Rivibelle : ' Observe que nunca pesou qualquer acusação sobre ele ou seus negócios. Compreende ? Quem compreende isso está bem próximo de compreender a América e os americanos '', disse o Capitão.
Após se despedirem, Winner se deixou cair na cama e terminou a leitura que vinha fazendo. Largou o livro de Simenon sobre o chão, e , após acender o cigarro, tirou a foto de Albertine de dentro da pasta. O que Winner sentiu naquele exato instante não foi o presságio de um mandamento que em breve o dominaria completamente, e sim o de um domínio no qual ele ingressava. Olhando ainda mais profundamente a foto da garota, Winner percebia que lá dentro, dentro daquela foto, já estava tudo decidido ----- o sentido talvez um pouco abrandado pelo leite materno. E não era mais o pensamento que lhe dizia isso, nem seus sentimentos comuns, fragmentados :era uma COMPREENSÃO TOTAL . Por outro lado (Winner pensava ) aquilo podia ser apenas como quando o vento traz um mensagem de longe, e ela não nos parece falsa nem verdadeira, sensata ou absurda, mas nos comove como se um leve e doce exagero nos caísse dentro do coração em chamas.
K.M.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário