quarta-feira, 10 de maio de 2017
EXEMPLO e DOUTRINA.
Era o Dr. Lawrence quem estava naquele carro reluzente na rua. Winner não teve como se impressionar com a gravidade daquele velho advogado oligopolista, que falava quase do mesmo modo que uma mulherzinha.
''Estou convicto de que algo importante está ocorrendo na vida de Mr. Rivebelle', disse o Dr. Lawerence, após cumprimentos formais. Ele pesava as palavras com sua vozinha.
''Esse não é o verdadeiro nome do meu patrão. Nos Estados Unidos ele adotou o de Napóleon Rivibelle. Estou ainda fortemente convencido de que ele vem se sentindo ameaçado. quando Albertine me confiou a intenção de vir para NY, não tive coragem de dissuadi-la, mas aconselhei-a a procurar o Sr., e vir no mesmo navio. '' , ele disse.
''Porque não foi busca-la o Sr. mesmo ? '', Winner perguntou.
''Por causa da minha idade, para começar. E por outras razões que compreenderá mais tarde. Estou convicto de que o que falta em Nova York é um homem com seus conhecimento s de literatura policial... acrescento que minhas instruções foram sempre no sentido de fornecer à Srta. Albertine tudo o que precisasse'', disse o Dr. Lawrence.
A conversa se prolongou por mais uma hora. Na natureza de Winner havia algo que agia de modo distraído naquele momento, pesar de tudo. Algo paralisante, desarmante, contra toda ordem lógica, contra toda vontade clara, contra todos os desordenados impulsos pelbeus da ambição e do arrivismo. O nome que escolhera para sua recente produção literária se ligava tbm à esse estado : ENSAÍSMO . Até a tradução da palavra ''ensaio '' como ''tentativa'' contém apenas vagas alusões à imagem literária. ''Pois um ensaio '', Winner pensava, observando os gestos do Dr. Lawrence ''um ensaio não é expressão secundária nem provisória de uma convicção que em melhores condições poderá ser considerada VERDADE ou reconhecida como ERRO ( só os textos e tratados que os eruditos apresentam como ''dejetos de suas oficinas '' pertencem à essa espécie ) ; mas um ensaio, insistia Winer, é a forma única e irrevogável que a vida interior dos indivíduos assume em qualquer pensamento decisivo . ..
''Nada de fato é mais estranho '', disse por fim o Dr. Lawrence '' do que a irresponsabilidade e a incompletude das idéias eventuais que chamamos de subjetividade . Contamos com o Sr. para recuperarmos ou localizarmos a Srta. Rivibelle, Mr. Winner . Dinheiro não será problema '', concluiu o velho advogado.
''Mas também o verdadeiro e o falso '', Winner pensava, apertando a mão úmida e aflitiva do Dr. ''assim como o inteligente e o não-inteligente, não são conceitos que possamos aplicar a esse tipo de pensamento . Apesar de tudo, eles tbm estão submetidos à leis tão severas quanto possam parecer delicadas e inefáveis. Já existiram realmente muitos ''ensaístas '' , policiais ou não , entre os grandes mestres da ''vida interior flutuante '' ,mas não fará sentido mencioná-los aqui. O reino de tais mentes fica entre a espiritualidade oculta e o saber do Logos , entre o EXEMPLO e a DOUTRINA , entre o AMOR INTELLECTUALLIS e a POÍESIS ---- são tanto santos com e sem religião, feiticeiros, ninjas, hackers, autoridades, ensaístas, mas por vezes são simplesmente homens como eu, Winner, que se perderam numa aventura insólita e absorvente ''.
K.M.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário