terça-feira, 2 de maio de 2017

En quelque sorte décolle du sens, adhére au son

Dirigindo-me à vante pelo outro lado do navio , observei que a escada da cordado costado,baixada sem dúvida para o mestre rebocador quando veio recolher as cartas da tripulação, não tinha sido içada devidamente de volta. E isso me aborreceu, pois o rigor com certos pormenores é a essência da disciplina. Então me lembrei que tinha dispensado peremptoriamente meus oficiais dos seus deveres , , impedindo com essa decisão a organização formal dos turnos de vigia. Questionei o bom senso da interferência na rotina à bordo, ainda que pelo ingresso mais generoso dos motivos. Minha decisão fez-me parecer um excêntrico, mas não se tratava de um mero retorno à Terra. O saber imanente ao seu sujeito , na verdade uma imanência radical, que conseguira atravessar tanto o Território quanto a própria desterritorialização : uma imanência sem unidade nem código. ---- A caracterização da música ,por exemplo (eu disse à ele ) é o produto de um quadro perfeitamente estrutural : o quadro das relaçoes de correlação e oposição existentes entre os quatro ''ocupantes ''principais do campo dos estudos estruturalistas : as entidades matemáticas, as línguas naturais, as obras musicais , e os mitos. De fato : o s seres matemáticos, que consistem em estruturas completamente desencarnadas, e os fatos  da língua, que só existem , segundo Saussurre, encarnados a  um só tempo no som e no sentido, seriam casos extremos, frente aos quais a música e os mitos ocupam posições intermediárias, e invertidas entre si : na música, a estrutura, '' en quelque sorte décolle du sens, adhére au son ; tandis que dans les mythes, la structure, décolele du son

K.M.

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