quarta-feira, 3 de maio de 2017
EIS A SIMPLICIDADE QUE NASCE DA IMPLICAÇÃO
Nenhum gesto de sair da água. Era inimaginável que não lhe ocorresse subir à bordo, e estranhamente perturbador suspeitar que talvez não quisesse. ---- Qual é o problema ??? --- perguntei. ---- A complexidade irresistível que as pessoas se esgotam para organizar por meio de transcendências (acrescentei ) ou para fazer circular em redes cada vez mais inextrincáveis, o Logos contrapõe uma nova ''simplicidade''. Nenhuma simplificação mutilante, certamente, ou realizada violentamente a partir do exterior, mas uma simplicidade essencial que resulta de um princípio de organização imanente ao Espaço do Saber. Após a travessia do caos e dos grandes números, além dos encantos sobre a complexidade, EIS A SIMPLICIDADE QUE NASCE DA IMPLICAÇÃO -----, concluí. De novo o público do navio murmurou em seus leitos de sono. E mais de um sentiu a raiva frustrante e impotente infiltrar-se em suas nucas sobre os travesseiros. ----- Provavelmente, estão se perguntando por que o Capitão K.M. sempre os desmerecia , certo (?) E porque ninguém parecia se incomodar com o criticismo do Capitão. .até as Nações Unidas o aprovava, ressalvando apenas que a humanidade precisava, além disto, de mais ''empatia''. O Secretário Geral das Nações Unidas. Claro, cíúme, isso poderia explicar apenas uma parte da ''implicância ----- TODOS ALI COMPETIAM, MAS PELO QUÊ ??? ---- , eu disse. Óbvio que era por minha mente. Mas só disse isso depois, num tom de voz bastante normal, dirigindo-me para o rosto virado para cima diretamente abaixo do meu. Cãibras, e certa ansiedade, mas não precisei chamar ninguém . ---- Estão lutando pelo controle de nossos eus ; cada um com uma ''caixa de empatia '' do governo americano na mão ------ programa nacional de combate às piadas de improviso ----- e gargalhadas do Capitão explodindo na outra. Palmas. O Espaço contínuo das proximidades do navio implicando toda sua estrutura. A forma móvel da imagem viajando sobre as águas. Contextos, referências, adesões conceituais e práticas de proposição sempre presentes. A maneira como cada nova proposição se vincula ao contexto materializa-se por meio de posições relativas, abertas, proximidades, círculos, cores , luminosidades.
K.M.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
---- ESTÁ SOZINHO NO CONVÉS ?
ResponderExcluir''Formando, amassando, aplainando, engendrando, esculpindo a imagem de seu saber e seu mundo, em vez de traduzi-lo discursivamente ----
ResponderExcluir---- DEBATENDO COMIGO MESMO --- , eu disse. ---
ResponderExcluir---- E se voce estiver subindo outra montanha interior, vai querer levar duas cervejas consigo, certo ?? ---- , ela disse.
ResponderExcluirA platéia do navio não exatamente riu, mas ouvi umas palmas. Para eles, aquela era uma forma de eu ridicularizar as caixas de empatia do mundo inteiro.Mas de maneira sutil. Eu continuava falando. O cabelo dela brilhava.
K.M.
Quando aquele navio atingisse seu destino (eu pensava) os viajantes a bordo terão encontrado o show interminável deste Capitão à espera deles. Sou um colonizador.
ResponderExcluirK.M.
E pode-se tomar como analogia a passagem dos portulanos aos mapas, quando um número bastante levado de relatos viu-se resumido a uma só imagem que continha todas as informações necessárias às navegações.
ResponderExcluirK.M.
Amanda e inúmeras outras belas e elegantes damas estrangeiras de seios cônicos. Vindas de países vagamente indefinidos ---- formavam meu ''núcleo de reprises '' . Mas elas nunca faziam filmes de verdade, viviam aquelas existências sui generis como convidadas do meu interminável show sobre o mar. Algumas chegavam a aparecer nele até setenta e duas horas por semana.
ResponderExcluirK.M.