segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

PARIS ---- DENVER -

Não toquei neste caderno enquanto estive em Paris. James Joyce comia no Fouquet e passava noites no Bistrô de Madame Lapeyre na esquina da Rue de Grenelle e Rue de Borgognne  . O Rainey de Céline... e a Rue St. Denis era sua ''rua-doentia''. Algumas sublimidades  para enriquecer o pensamento de viagem durante o vôo de volta. Tudo por causa da natureza do Tempo, que se apresentava como um tempo marcado; porque Paris pareceu-me excessivamente cotidiana nas ruas à noite , os lugares cuidadosamente escolhidos onde estive ; algumas influências literárias continuavam mais fortes que nunca, minha escrita era quase uma extensão mística delas. E eu havia dito a ela que minha fé do método era toda no sentido de desvendar o feitiço da última configuração do mundo . O Nada concreto e o Nada do grande mundo virtual gelatinoso.  O páthos emaranhado de engrenagens explicativas , umas mais outras menos convincentes. ----- Podemos conversar um pouco antes de contemplar a calmaria do meio-dia, com a licença poética formando um Todo com o Nada  ; certamente entreveremos uma forma redonda de longe , um círculo perdido entre os gráficos do notebbok , um quadro mais claro do tipo de reforma política global que essas empresas daqui têm em mente: uma peça de futurologia para transformar Paris num verdadeiro  centro global sob contrato da agência de planejamento do governo francês feita por uma instituição de ''programas financeiros'' , detalhando as ''necessárias infra-estruturas '' caso se queira que Paris um dia venha a cumprir de fato com sua suposta vocação como centro mundial . La nuit avait couvert la moitié de son parcours (... ) -----, eu disse. Aquilo que ela recebera nas salas de diretoria das empresas, durante a tarde , era indicativo de uma direção que numerosos executivos transnacionais achavam apropriada. ----- À medida que o Sistema Industrial Global evolui , as cidades grandes desnacionalizam-se e tornam-se menos francesas, exigindo uma mudança psicocultural de imagem e atitude no tocante à impressão de xenofobia que os franceses parecem exsudar e que é banida e reprimida na propaganda oficial. Quando finalmente voltei para a América, tudo que fiz foi passar três meses em Denver contemplando  as planícies ; as planícies me conectavam com o Nada por motivos óbvios ---- razão nunca mais profunda que a música do silêncio ( o verdadeiro som interior de um país ) como possuidor de uma responsabilidade com minha própria personalidade e pensamento. A noite dos Estados Unidos como veículo do poeta lírico, do contista fragmentário cuja prosa o passo de Proust havia franqueado ---- aquele ruído escutado no vazio durante o vôo de volta, as vistas dentro do nada do espaço aéreo noturno, o domínio assombrado das energias mentais do poema... Reabrindo o caderno em terra firme , verifiquei que a recomendação mais radical do relatório era a de que Paris deixasse de ser a capital da França . ''Orléans '' dizia na página 223 ''será a nova capital administrativa do espaço francês : os mais altos níveis de governo francês permanecerão em Paris (as funções externas e fiscais )mas a estrutura administrativa será transferida . E a nova cidade global teria que ter, naturalmente,  toda a infra-estrutura necessária : hotéis de luxo , centros de convenção , uma rede midiática , uma universidade mundial e um centro financeiro ----  objetos que nos concerniam pelo fato de poderem ser pensados e detalhados até fim com o prazer da fruição. Assim eu representava-me e fruía os dois tipos de acomodação para executivos globais que tínhamos em mente : as primeiras para executivos interessados em cultura, divertimentos e vitalidade urbana, moda como hobby de executivas mulheres e outras acomodações voltadas exclusivamente para as famílias . ----- Um centro vital de consciência financeira planetizada com luxo (eu disse) Na saliência liberal irrealizável falando muito das próprias vidas em todas as propagandas. Eu falando não mais como um escritor, mas como um (em francês) ''arrangeur '' : aquele que arranja assuntos e esforça-se para compreender um acontecimento histórico como ele realmente foi , através de uma filosofia individual que sempre recorre à Deus no fim . ''O acontecimento em si é o acontecimento tal como ele apareceria para Deus '' (pág. 227) Quando ultrapassamos um certa idade  (continuei ) a alma da criança que fomos e as almas dos mortos dos quais saímos vem jogar sobre nós suas riquezas e maus destinos, exigindo nossa colaboração nos novos sentimentos que experimentamos e nos quais,  apagando sua antiga efígie, nós os refundamos como uma criação original ( nous volons dans l ´espace cruel ) . A transcendência da consciência consiste justamente em ultrapassar o mundo na direção de uma ipseidade que ela deseja como ''em-si '' ; mas esse ''em-si'' que ela projeta para além do mundo conserva em si mesmo os caracteres essenciais da consciência. É um em-si que é em si mesmo seu próprio fundamento. como a consciência é por si mesma sua própria motivação, um em-si que envolve, ultrapassa e retém nos seus flancos a facticidade do mundo do ''freguês mundial '' ; da invenção como filha da necessidade ; do jet set empresarial na ponte aérea dos centros de lucro coordenados ; das companhias com ''espírito de previsão capaz de capitalizar as oportunidades internacionais  . Devemos compreender (ela sorria ) que a antropologia cultural foi um importante instrumento na formulação liberal da comercialização competitiva ( os mesmos hábitos e os mesmos gostos para expandir o consumismo, as mesmas planilha usadas por Adorno para escrever sobre a Indústria Cultural e mais os filmes de Hollywood para lembrar-nos que existe uma classe inteira acima do parasitismo respeitável (.) -----, eu disse. Na verdade, nós apenas compartilhávamos do que estava disponível e havia até mesmo toques de elegância nos que eu colocava ---- um quadro a óleo das dunas de ??? pendendo como uma imagem votiva na sala de estar , acima da estante. 

K.M.

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