Se quisermos compreender plenamente o sentido dessa idéia , constato que estou oscilando entre duas idéias antinômicas : a idéia da plenitude do em-si e a idéia do recuo absoluto no Nada. Quando eu digo da mesa que ela toca a parede , não estou dizendo que ela está ao lado da parede , nem o mais perto possível dela, nem mesmo separada por uma distância infinitesimal . Por ''contato'' entendo uma relação íntima de ser entre os dois objetos . Mas essa relação de ser vai naturalmente ao em-si, isto é, à imanência . Esta idéia fugidia de contato tende a parar no meio do caminho . Quero manter a separação total das duas individualidades .Contato não é fusão. Então , eis-me de volta à idéia de uma distância que, por menor que seja, pelo menos separa os dois objetos . Mas, nesse momento, a idéia de contato desaparece. Na verdade, se tento captar o que ela exige , vejo que é preciso , para que haja contato etre as duas individualidades, que estejam uma para a outra sem distância , pelo menos em um ponto de suas superfícies, mas que estejam separadas. Mas separadas ''por meio de quê '' ?? Por ''nada''. Mas esse nada aqui é indispensável . Na geometria , por exemplo , desde que duas curvas ( tangente e círculo , por exemplo ) estejam em contato ,elas têm pontos comuns. Poderia parecer que terminaram como uma única curva, mas mantemos sua independência ; no próprio lugar em que se tocam são separadas, Contudo, não existem duas séries de um ponto, mas uma só . A separação realiza-se, pois, no interior de cada ponto . Essa separação não é fracionamento, pois o o ponto é insecável , nem é desdobramento . Contudo ela existe. Entendo que dirão que cada forma , a forma ''reta'' e a forma ''círculo'' , fechada sobre si mesma, atrái todos os pontos que a compõem . E é exato. Nesse sentido, é a individualidade da forma prenha que evita que o contato se resolva em fusão . Mas isso mesmo só é possível se uma negação discreta vier recortar as formas nos lugares convenientes . É preciso que os pontos de contato estejam separados do conjunto de pontos que constituem a outra forma, exatamente pelo Nada. É preciso que sejam atravessados de algum modo pelo Nada. Exatamente como uma Super-consciência.
K.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário