terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Blast e Terra Devastada.

A aparição em Londres da revista "Blast", em junho de 1914 anuncia publicamente o nascimento do "Vorticismo", um movimento vanguardista aparentado com o futurismo porém que rompia com ele no essencial. Até o "New York Times" da época destacou a ruptura que avizinhava-se. Segundo definiu-a Pound em carta a seus pais "a mais inteligente revista de Londres. Vocês detestariam-na". Lewis havia tomado a idéia de "Blast" dos cubistas. Marinetti esteve em Londres em 1913. A revista não somente destacava em conteúdos senão revolucionava a forma até nas cores (rosa-choque em plena época vitoriana!) e na tipografia. Seu objetivo era "devastar": devastar a cultura francesa, o humor inglês, a igreja anglicana, a cultura popular, a imprensa tradicional, as vanguardas arrogantes, a burguesia segura e estabelecida. Na revista escreverão, entre outros, Ford Madox Ford e T.S. Eliot. Ford Madox Ford escrevera Nostromo em parceria com Joseph Conrad e Eliot desenvolvera uma magistral flexibilidade de vocabulário e métrica, produzindo uma das expressões definitivas dos estados de espírito patético-irônicos, estético -mundanos do temperamento fin de siècle . O caráter distintivo de Eliot estava em seu fraseado, um bom gosto sempre absoluto e seguro : imagens sempre precisas, exatas . Sempre debatendo coisas com sua própria consciência . Até poemas satíricos sobre a Nova Inglaterra , e  os conflitos de um puritano que se tornou artista em Terra Devastada--- a emoção religiosa que lhe possa tomar o lugar ; a aridez estética e espiritual da classe média anglo-saxônica oprimindo tanto Londres quanto Boston. A esterilidade das grandes cidades modernas é a atmosfera na qual se situa Terra Devastada ; em meio a ela , emergem breves e vívidas imagens ,são destilados breves e puros momentos de emoção e reflexão ; mas estamos cônscios de que, ao nosso redor , milhões de seres anônimos cumprem estéreis rotinas de trabalho , desgastando a  alma em labores intermináveis ,  cujo produto nunca lhes traz tanto proveito quanto gostariam . Agora,  o poeta estava novamente postado na planície árida, e o estéril e podre mundo londrino parecia desmoronar  à sua volta : o poema termina numa miscelânea de citações de um porção de literaturas. Como os Cantares de Pound, a Terra Devastada de Eliot estava repleta de citações e alusões literárias. Além da forma totalmente fragmentária, Eliot e Pound fundaram , e fato, toda uma escola poética que dependia, numa escala sem precedentes, da referência, da citação e do plágio . 

K.M.

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