quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Certa disposição de falar sobre lições de etiqueta.

 Resultado de uma encenação avant-garde contra todos os gestos marmóreos e rígidos de todos os operadores de swaps do mundo, dos quais o helenismo cheio de pó de suas análises macro-econômicas falavam de uma forma tão falsa quanto um teatro de corte alemão. Mas minha idéia geral, meu ''plano de trabalho'', assim como nos Cantos, de Ezra Pound, era apenas provocar uma espécie de encantamento divinatório e apaziguar o olhar furioso do mercado financeiro com um pensamento dilatado e brilhante que exprimia , no máximo , uma certa disposição de falar sobre lições de etiqueta. A velha escola de boas maneiras de toda ação política eficaz, tendo como fundamento uma comunidade econômica concreta, mas sem a versão distorcida e desoladora das zonas de livre comércio atuais, que haviam nos conduzido à um imperialismo burocrático, dissimulado e sem ideologia em sua última fase. ''Diós diasraiél (!) '', eu pensava  ''Shuadovíditis Krávinis (!!) '', clamava comigo mesmo, gabando-me de falar iídiche com grande desenvoltura. ''Mãe do céu, anjo de amor, festa de sóreta (!) Cascavilhando um poucquinho a catadura deste COISO (!) E isso aqui, ainda por cima, se deixa fotografar como nenhum outro (.) E se toma por escritor e ainda por cima russo , alemão, francês(!) Um BESSELER, julgando que sabia de cor o que F.A. Weber afirmava em Die griechische Entwick der Zahl pun Raumbegriffe in der griechischen Philosophie bis Aristoteles und der Begriff der Unendlichkeit, assim como o que Giovanni Domenico afirmava em ''Che cosa è la mente sana''. Constituído espiritualmente no terceiro capítulo da edição de J.H. Peterman (Berlim, 1895), da ''Pistis Sophia'' : ''Opus gnosticum Valentino adjudicatum a codice manuscripto coptico Londinensi descripsit et latine vertir M.G. Schwartze. Em outros palavras: que eu me considero um Valentino. Mas não, trata-se de outra coisa.

K.M.

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