Morgan estava dando sinais de debilidade e idade avançada, e parecia que seu mundo entraria em colapso devido ao seu próprio peso, mesmo sem a intervenção de Roosevelt. Em 1903 Charles Schwab demitia-se da U.S. Steel para assumir o comando da revigorada Bethlehem Steel. Naquele mesmo ano essa firma gigantesca não conseguia obter seu dividendo , e as ações ordinárias caíram de modo acentuado quando o pagamento do mesmo deixou de ser feito . A International Mercatile Company, de Morgan , formada em 1902 para controlar as rotas marítimas subsidiadas pelos governos inglês e alemão, e jamais constituíra um êxito . Seu revés maior veio quando ele tentou unir as estradas de ferro da Nova Inglaterra numa combinação operante, e terminou com o prejuízo de 400 milhões de dólares. Mais tarde seriam apresentadas prova de desdobramento de ações, extorsão , suborno e má administração, e ao que ficou revelado os interesses de Morgan haviam extraído U$ 12 milhões de dólares dos cofres da New Haven Railway . Demonstrou-se tbm que nos dez anos seguintes a 1903 a firma elevara o capital social da New Haven de 93 para 417 milhões, e apenas 20 milhões dos mesmos tinham sido utilizados nas melhorias do estado da ferrovia. Em nenhuma outra ocasião anterior fora encontrada prova de tamanho desperdício e má direção numa firma com a estatura de J. P. Morgan and Company.
K.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário